quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Estátua do Buda do Templo Budista da ORBI*: já é história



Duas fotos importantes para mim. Na foto de baixo, eu apareço com dois monges do templo, um senhor chinês que atuava na materialização do projeto, o escultor e ao meu lado, dois passos à direita, o Sr. Felisbeto Munaro ou Seu Beto, de jaqueta. Ele foi o motorista do carro da Gazeta do Iguaçu durante anos ale´m de ter tido experi~encia com a fotografia - uma arte que ele aprendeu já entrado em anos. O Seu Beto, natural do Norte Pioneiro do Paraná, conheceu Londrina, Maringá, Altônia, Icaraíma como pequenos acampamentos na mata paranaense. Deixou vários pés de café plantado em lugares de Foz do Iguaçu, onde íamos fazer reportagem. Um desses pés de café, embeleza o jardim do Hotel Bourbon - Foz do Iguaçu. Ele entrou no folclore jornalístico da cidade. Como há histórias dele! Ainda vou contar algumas em homenage a ele.

Grande homem, o seu Beto. Recentemente falecido, o Seu Beto cotinua na minha memória e no coração bem como na memória de muita gente com quem trabalhou. A primeira foto mostra o artista responsável pela obra. Meu propósito aqui é pedi ajuda para identificá-lo. Ele pousa ao lado de sa criação o Buda MilaPu-San. Ele é de Toledo. Agradeço a quem ajudar no contato. Hoje já concluído, o Buda ganhou uma côr dourada além da companhia de centenas de outras imagens e estátuas.

* ORBI - Ordem Budista Internacional

Um comentário:

rose disse...

bom o artista dessa obra era meu grande amigo muito querido aqui na cidade de toledo tbm conhecido como Aldo belo .Ele faleceu em janeiro de 2010.