segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projetos para o Oeste e Lindeiros: Beira-Rio,Estrada Velha de Guarapuava etc

Esta noticia saiu aqui no site da ADEOP (Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná). Em reunião realizada em Foz onde participaram o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, a ADEOP, o COMTUR de Foz do Iguaçu, com a participação ainda do Conselho dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, da Emater, do Sebrae, do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e da Itaipu Binacional ficou oficializada uma lista projetos para a região.

Arlênio Boaroli da ADEOP, segundo a notícia, disse que os projetos apresentados foram divididos em três grandes grupos: 1) Infra-estrutura 2) Acesso 3) Serviços e Equipamentos.

Na área de infraestrutura geral o objetivo é buscar a “adequação ambiental dos Balneários do Lago sobre resíduos sólidos e líquidos”.

Na área de acesso, os projetos prevêem “melhorias nas rodovias que ligam Foz a Guairá; melhoria das estradas vicinais com foco na agroindústria familiar. Ainda, a reforma e ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu; a revitalização da Estrada velha de Guarapuava e a implantação da Beira Rio / Costaneira em Foz além de parque Linear”.

Na área de serviços “pensa-se na instalação de portais e Centros Regionais de informações Turísticas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Rondon e Guairá”. Ainda, um “projeto Aldeia Temática Indígena em Diamante do Oeste; melhorias do Centro de Eventos de Marechal Candido Rondon; criação de um parque da Redução Jesuítica de Terra Roxa além de um Centro Regional de Comercialização da Agroindústria Familiar como produto associado a turismo, entre outros.

Os recursos para investir nessa área virão do Ministério do Turismo, destaca a notícia e salienta que a principal exigência [do Ministério] é a elaboração de projetos sustentáveis. Faltou acrescentar a palavra “integrados” ao “sustentáveis”. A notícia conclui dizendo que objetivo é levar essas idéias e projetos aos órgãos competentes do governo do estado e, posteriormente, ao Ministério do Turismo.

Comentário do Blog
O que está mudando? Note a ênfase em integração; note a quantidade de siglas envolvidas! Você está por dentro delas? ). O negrito (destaques) é meu! São grandes idéias e aspirações. Terra Roxa pode ser o lugar onde existiu a antiga Cidade Real del Guairá - maravilha! Quanto ao Centro de Comercialização - alerto para a tentação de que seja um espaço controlado de cima para baixo. E peço que veja a postagem que fiz sobre o Centro de Artesanato e o modelo a ser evitado! Parabéns a todos os envolvidos no trabalho! Logo falarei sobre as siglas! É urgente entender para poder acompanhar!

Um comentário:

Jaisson disse...

Olá Jackson, o Muffato da republica ja está pronto né? Poderia tirar umas fotos pra gente ver como ficou. ;D