quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sobre o Uru; o que é Uruguai?

- Uru - pássaro que existe do Nordeste do Brasil ao Uruguai é possível que Argentina também. Clicando na imagem, voce verá detalhes do ambiente do Uru. Foto Dario Sanches / Flickr / Wikipedia )

Uruguai sigifica "Rio dos Pássaros Pintados" ou "Rio do Pássaro Pintado" e há ainda quem diga Rios dos Pàasros Pintados. Esta postagem aqui é para contribuir e esclarecer uma coisa bem simples. O que é passaro pintado? O pássaro pintado é conhecido no Brasil pelo nome de "Uru capueira". Em guarani ele é conhecido como Uru. O nome científico é Odontophorus capueira. Em inglês se chama Spot-winged Wood-quail.

Já descobrimos de onde vem o "Uru" de Uruguai. "Gua" é igual à preposição "de" no sentido de "vem de " ou o "from" em inglês. "Y" todo iguaçuense sabe que "Y" é água. Então Uru-gua-y é uma "frase" que significa, de trás para frente, Agua (que vem) do Uru. Destaco que o Guarani não faz diferença entre água, rio, riacho. Resta saber se havia antigamente uma lenda sobre o Uru? havia uma montanha chamada Uru? uma pedra chamada Uru? um lugar sagrado chamado Uru? Uma capueira onde houvesse muitos pássaros Urus?

Pois, deste lugar vinham as águas em questão. E que água seria essa? Pode ser um rio, o Rio Uruguai. E onde nasce o rio Uruguai? Tem mato na nascente? É pampa, montanha, tem floresta fechada? Daí vem o rio ou a água. Finalizando, o "Pássaro Pintado" se chama Uru! O que não sei é se "pássaro pintado" é o mome popular do Uru no Uruguai? É?

Nenhum comentário: