segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Avenida General Meira,Porto Meira,Foz do Iguaçu: Mas quem foi o General Meira? Parte II

Para ir direto ao assunto: aí está, em primeira mão, a foto do General José Meira de Vasconcellos que deu o nome à nossa avenida, ao bairro, à região e ao porto de Foz do Iguaçu que tem o mesmo nome. Para que esta foto esteja aqui, existe uma história interessante. Adianto que esta foto é parte da Galeria de Comandantes da 5ª Região Militar. Como ela chegou aqui já é algo que merece ser contado.

O comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz do Iguaçu, Tenente-coronel Antonio Cezar de Oliveira Mendes ofereceu um jantar de recepção ao General-de-Exército Túlio Cherem, que assumira o Comando Militar do Sul no final de abril de 2010. A visita foi no dia 14 de agosto de 2010 – há um ano e um dia. O General Cherem como comandante de todas as Organizações Militares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estava em viagem de reconhecimento e vistoria na região comandada. Para a confraternização foram convidados autoridades da área de segurança e empresários iguaçuenses agraciados com o título de colaboradores eméritos do Exército Brasileiro como Erminio Gatti, hoteleiro, empresário e diretor-presidente do jornal A Gazeta do Iguaçu e Xenofontes Villanova, médico e hoteleiro. O jornal me pediu que cobrisse o evento – na época um frila. O general Cherem comanda a 3ª Região Militar com sede em Porto Alegre que inclui todo o Rio Grande do Sul.

De Curitiba veio o general-de-divisão Adhemar da Costa, comandante da 5ª Região Militar que inclui a 5ª Divisão de Exército com sede em Curitiba ( e controla o Paraná e Santa Catarina). Para ajudar a entender, a 5ª Região Militar está dividida em três brigadas. A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada com sede em Florianópolis, a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada com sede em Cascavel e a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada com sede em Ponta Grossa. O 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz do Iguaçu é parte da 5ª Brigada de Cascavel. O general-de-brigada Ajax Porto Pinheiro, comandante da 5ª Brigada de Cascavel veio recepcionar o general de Exército Túlio Cherem e seu superior imediato, em Foz do Iguaçu. Fiz o trabalho a mim encomendado e junto com o fotógrafo Kiko Sierich, ficamos um tempo no evento. Conversei com o assessor de imprensa do general Adhemar, tenente Avancini e lhe expliquei que eu buscava há anos uma foto de um ex-general que havia comandado a 5ª Região Militar e a 5ª Divisão no anos 30. O tenente me disse que existia a foto sim e que ela estava exposta na galeria de comandantes. Ele me pediu que enviasse um e-mail solicitando oficialmente a foto para que ele o encaminhasse ao general. Enviei o e-mail no dia seguinte. Dias mais tarde fui avisado que as informações que eu necessitava me seria entregue em mãos pelo comandante do 34º BIMTz em Foz do Iguaçu. Finalmente, um dia fui avisado de que a encomenda tinha chegado. Era um envelope recheado com informações. Agradeço ao general Adhemar e sua equipe até porque sei que ele colocou gente para ajudar na pesquisa. Um jornalista não iria pedir material de graça. Alguma coisa ele tinha em mente. E o general Meira viveu em época tumultuada da história do Brasil. Parte do cuidado de quem pesquisou o material para mim, obrigado de novo, foi dar o contexto, dar uma visão do ambiente, do meio social do Brasil na época em que o general Meira, chegou a capital do Paraná para comandar a 5ª Região Militar e a 5ª Divisão que incluía e inclui o Paraná e Santa Catarina. É uma maneira de evitar julgar uma época segundo as regras de outra época que - no futuro provará ter sido rica em barbaridades. O general Meira é estudado hoje como sendo o general que mandou fechar todas as escolas, clubes e igrejas de imigrantes que funcionassem em língua estrangeira. No ambiente de hoje, a atitude seria considerada impensável, injusta e intolerável. Seria mesmo? Farei várias postagens sobre o assunto. A próxima é sobre o contexto daquele Brasil onde todo mundo era integralista, nazista, anarquista, comunista machista, nacionalista menos ... (preencha o espaço).

Observação:
A segunda foto também é do General Meira. É parte da galeria de comandantes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O site novo é parte das comemoração dos 200 anos da Academia.

2 comentários:

Maria Alice disse...

Estou em busca de informações sobre quem foi esse general que deu nome à av. do meu bairro, o que ele fez pra "merecer" ser patrono inclusive de uma escola que j anão existe mais. Se voce puder me ajudar, por favor, me envie informações para que possamos passar aos nossos alunos do ensino básico. Sou professora e preciso dessa informação. Um abraço e agradeço desde já.

Jackson Lima disse...

Obrigado Maria Alice, legal que você se interessa pela história da Avenida, do bairo e do porto Meira. Logo vou publicar material com as respostas em relação ao genral e Foz. Mas tem respostas que ainda não tenho. Assim que tiver lhe repasso antes mesmos de publicar. Gostei de sua preocupação para repassar informações aos alunos. Um abraço. Entre em contato pelo e-mail: limajac@gmail.com para que eu lhe pase o que for conseguindo em primeira mão!