quarta-feira, 16 de maio de 2012

Visitando as Cataratas do Iguaçu: lado brasileiro

Monumento a Santos Dumont. 
No plano de fundo visão da Garganta do Diabo 


Salto Floriano visto do Mirante do Elevador
Espaço Naipi 
A visitação às Cataratas do Iguaçu, em si, não mudou muito. Não estou aqui falando sobre a estrutura de visitação, investimentos, melhoras ou maneiras de gestão. Falo da visita física às Cataratas. Para quem vem a região, meu conselho é: veja as Cataratas dos dois lados: lado brasileiro e lado argentino. O formato das Cataratas lembra ligeiramente um “U” invertido com uma das pernas muito mais longa que a outra. A perna menos cumprida do “U” invertido corresponde ao Brasil. A caminhada para ver as Cataratas pelo lado brasileiro é de cerca de um quilômetro. E de modo geral, nosso lado pode ser visto em menos de uma hora. Muita gente apressada faz exatamente isso. Eu considero isso uma pena. 

Em outros blogs meus aprofundo na questão das Cataratas do Iguaçu como um Lugar Sagrado no qual você pode tranquilamente permanecer em observação, meditação, contemplação por horas a fio. 

O passeio brasileiro começa logo após o local onde o visitante é deixado. Seja pelos ônibus da concessionária ou pelos ônibus de agências de turismo autorizadas a entrar no Parque Nacional do Iguaçu dentro do qual estão as Cataratas. Ao longo do caminho você vai encontrar vários mirantes. Quase no final do passeio, você encontrará um dos mirantes principais. É aquele que partindo da passarela principal, adentra as Cataratas na direção do cânion do rio Iguaçu fazendo um trajeto sobre um degrau ou plataforma ou nível das Cataratas onde caem as águas do Salto Floriano. Depois deste mirante, o próximo passo é dirigir-se à região do elevador que também é um ótimo mirante. Em postagens posteriores, falaremos sobre a logística, restaurantes, apoio, lojas, sanitários, acessibilidade entre outros assuntos.

Outras atividades nas Cataratas do Iguçau - lado Brasileiro incluem:  
Rafting
Canyonning
Escalada de rochas
Rapel com visão do Paraíso
Passeio de Barco Macuco Safari
Trilha da Bananeira
Volto ao assunto!
 Atualizando: veja esta postagem completa  e longa sobre a Visita às Cataratas do lado brasileiro

Nenhum comentário: