quarta-feira, 25 de julho de 2012

Beira Foz ou Beira Rio? Quem beira quem?

Só para não deixar passar em branco. O que soa melhor beira-foz ou beira-rio?  Afinal quem beira a quem?  Alguma coisa beira a alguém. No caso de "beira rio", posso visualizar que uma senda, um via, uma avenida beira ou margeia o rio. Entendo que haverá uma avenida que beirará o rio Paraná. Agora, com essa ideia de "beira foz" algo se trunca na comunicação. A comunicação não fecha. Quem beira quem? A imagem que vem a imnha cabeça é que o rio beira Foz.

Considerando que "Foz" aqui signifique a cidade, vem à minha mente uma imagem catastrófica de que o rio vai margear a cidade. Uma colega que me ouviu retrucando sobre isso, me disse: "vai ver que a cidade é mais velha do que rio". Uma  outra entrou na conversa e disse: "a cidade sempre esteve de costas para o rio; agora é o  rio que vai beirar a cidade". 

Beira-Rio, Costaneira (Costanera, malecón e rambla, em espanhol), riverside drive (em inglês) são algumas das palavras usadas para chamar a atenção de que a cidade  tem um rio e que há uma avenida que possibilita passear nela vendo o rio, as embracações, gente caminhando, pássaros voando, peixe saltando para fora d'água, crianças correndo e gritando em celebração da vida. Gosto do projeto Beira-Rio. Detesto o Beira-Foz. Dá para mudar o nome? Ou respondam: quem vai beirar quem?        

2 comentários:

Fabiano disse...

Acredito que o nome "Beira-Foz" seja apenas pra evitar confusão com outros projetos que também atendem pelo nome de beira-rio (onde o caso mais evidente é o projeto do "novo" estádio em Porto Alegre). Até onde sei, a avenida continuará a ser chamada de beira-rio (provavelmente existirá a beira-rio norte, beira-rio sul, etc.), mas o projeto é que se chama beira-foz, porque é algo que envolve toda a cidade de Foz do Iguaçu, de norte a sul...

Fabiano disse...

Acredito que o nome "beira-foz" seja apenas pra diferenciar o projeto de outros já existentes em outros lugares (por exemplo o "novo" estádio em Porto Alegre). Até onde sei, a avenida não deixará de ser chamada de beira-rio (provavelmente existirá beira-rio norte, beira-rio sul, etc.), mas o projeto se chama beira-foz porque envolve toda a cidade de Foz do Iguaçu, de norte a sul...