sábado, 28 de julho de 2012

Mudança no Turismo de Foz a partir de 1º de Agosto: será um paraíso ou um purgatório?

Ainda é um quarto escuro. Um voo cego. Ninguém sabe o que vai acontecer na manhã da quarta-feira de 1º de agosto, próximo. Será o primeiro dia da vigência da liminar do Juiz Federal, Rony Ferreira que proibe a entrada de ônibus, microônibus, vans, carros de serviço privado, táxis no Parque Nacional do Iguaçu. No parque não. Pois a entrada a 99% do parque nacional é proibida. Mas às Cataratas do Iguaçu. A partir da data, ônibus dentro do Parque Nacional do Iguaçu levando gente às Cataratas do Iguaçu, somente os que pertencem à empresa concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. Assim, atenção operadoras de turismo do Brasil inteiro! Cuidado! O que está acontecendo aqui em Foz do Iguaçu é uma mudança de turismo. O turismo local é de massa e agora será forçado um turismo "eco". 

Meu conselho para todas as operadoras do Brasil é que evitem mandar gente para Foz do Iguaçu nos grandes feriados. Vai ser um inferno no dia 7 de setembro, por exemplo. Se você mandar, clientes eles terão transportes cheios de chilique, não-me-toque, service-privé, VIP somente até o Centro de Visitantes. No centro eles deverão descer do ônibus e enfrentar fila para comprar os tickets. Depois que estiverem com os tickets na mão terão que entrar na fila para embarcar nos ótimos - mas insuficientes - ônibus. Daí será fila para tudo. O que se quer colocar em vigor é o limite de carga ou de suporte. Só entra para ver as Cataratas o que os ônibus puderem transportar. 

Aviso porque que amo a minha cidade de adoção e para mim "turismo é hospitalidade". Não quero ver seus PAX sofrerem. As Cataratas do Iguaçu é parte do paraíso. O purgatório não é aqui.  Tenho a esperança que, passado o período inicial de "estranheza mútua", todo o processo seja equilibrado. O modelito do turismo do Parque Nacional do Iguaçu vai ser testado agora. E o Blog de Foz não vai esconder nada! 


Nenhum comentário: