domingo, 27 de janeiro de 2013

Portal da Foz: um bairro temático dedicados aos pássaros


 Araponga - é um cotingideo
As cerca de 50 ruas do Portal da Foz foram criadas para homenagear os pássaros. Confira a lista de pássaros que dão nome às ruas do Portal da Foz: Uirapuru, Bem-te-vi, Bonito Lindo – Avenida Beija Flor, Sabiá, Cotinga, Gralhas, Canários, Pombas, Andorinhas, Pardais, Gaivotas, Bico de Lacre, Inhambu, Codorna, João de Barro, Tico Tico, Sangue de Boi, Faisão, Juriti, Pintassilgo, Periquitos, Coleirinha, Pelicanos, Uru, Saracuras, Jaçanã, Cisne, Garças, Maguari, Gaturamo, * Papagaios, Japinin  (Japiim), Martin Pescador, Sabiá, Quero-quero, Azulão, Pica-pau, Cardeal, Tisiu, Sanhaço, Curiós, Cegonhas, Assum Preto, Marrecos, Águias e Colibri 


Os criadores do loteamento Portal da Foz devem ter se aconselhado por alguém que conhecia de pássaros. Alguns deles na lista acima não são palavras que estejam na boca do povo. É o caso da cotinga que é uma família de pássaros bem diferenciados e que inclui o pássaro que os brasileiros chamam de “ferreiro” no Nordeste e Araponga no sul. Os paraguaios chamam de “pájaro campana”. Outro nome de pássaro interessante é o Uru – hoje muito difícil de encontrar. Uru é a primeira parte do nome “Uruguai” – sugiro que você confira esta postagem que fiz sobre os pássaros pintados  na fuselagem dos aviões da Pluna – Linhas Aéreas Uruguaias (que já não está vnado). O Uru é conhecido no Uruguai como "pássaro pintado". 

Bonito Lindo
Uma das avenidas do Portal da Foz se chama Bonito Lindo. O Bonito Lindo (ao lado) é um pássaro que tanto é lindo como bonito e pertence a família das Euphonias que tem uma um grande número de espécies. Visto que o Bonito Lindo é tão especial coloco aqui a foto dele. O que é muito interessante na lista de pássaros-ruas, pássaros-alamedas e pássaros avenidas do Portal da Foz é o fato de que duas espécies são mencionadas duas vezes. É o caso do Bonito Lindo que também é conhecido como gaturamo. No Portal existe as duas vias públicas: Avenida Bonito Lindo que é uma rua onde há várias fábricas sem ser completamente industrial e a Rua Gaturamo que é residencial. 

A pomba é relembrada no nome juriti que também é uma espécie de pomba. A inclusão do uirapuru na lista dos pássaros do Portal da Foz é notável pois como o uirapuru não é das matas do Sul brasileiro, alguém na direção da loteadora tinha ouvido seus contos, suas histórias, lendas e quem sabe? Seu canto. O assum-preto é nome de uma música de Luiz Gonzaga e o tiziu é um pequeno pássaro que ainda é muito freqüente em Foz do Iguaçu.  Se você ficar atento, você poderá escutar o assoviozinho que parece com tiiziiiiiíu. Uma das particularidades do tiziu é que toda vez que ele emite o canto “tiziu” ele salta para cima, faz um círculo e volta para mesmo ponto. 

Nenhum comentário: