terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A cadeia montanhosa de Foz do Iguaçu: Serra do Joga-fora

A Colina mais alta de Foz do Iguaçu

Colina, ao lado, em estado de formação 
Li um ótimo artigo, certa vez, na revista National Geographic sobre a Flórida. O artigo tratava dos pântanos da Florida, o sistema natural das águas, bacias, microbacias, Parque Nacional Everglades, a agricultura e os problemas com água, Lago Okeechobee entre outros assuntos. Me lembro até hoje de uma foto que mostrava uma colina. "A montanha mais alta da Flórida", dizia a legenda, "é o aterro sanitário". A frase me chocou na hora e me acompanha até hoje. Esses dias, tive a oportunidade de ir ao Jardim Califórnia em Foz do Iguaçu, quando cheguei bem próximo do Aterro Sanitário" da cidade. Fotografei as duas "colinas" que estão se formando no local e a frase ocorreu  automaticamente na minha cabeça: "A Colina mais alta de Foz do Iguaçu é o aterro sanitário". Coloco as duas fotos no ar. Em uma das fotos a colina esta verde. É como se fosse mais velha. Ao lado, você pode ver que há uma segunda colina em formação. Dá para  ver o material utilizado na formação dela. São toneladas de lixo diariamente jogadas no aterro sanitário e sobre o qual existe um silêncio alarmante. Quais são os números diários da coleta e "destino" do lixo em Foz do Iguaçu? Quanto tempo este "aterro" tem pela frente? Quão grande é a coleta seletiva na cidade? Estamos fazendo tudo o que podemos para diminuir o uso de nosso "aterro"?  

* Acabei de encontrar um número em uma nota expedida pela Câmara Municipal no ano passado que diz: "Atualmente, são recolhidas na cidade em média 7 mil toneladas de lixo por mês".

Um comentário:

Jackson Christ disse...

Estive ano passado na flórida, e realmente lá é tudo plano! Toda "colina" que se ve por lá pode ter certeza que é um aterro. Mas eles cobrem tudo com grama conforme vai subindo, fica bem bonito rsrs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região