sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Bairro Temático da Vila Borges e Suas Ruas



By Bairronauta / Foz 100 anos 

As ruas da Vila Borges, como as do Morumbi, o bairro vizinho,  também são temáticas. Igual ao Morumbi as ruas da Vila Borges destacam figuras do esporte. Tanto desportistas como figuras da imprensa ligadas aos esportes. As ruas da Vila Borges são: Júlio Delamare (jornalista), Everaldo Marques da Silva (jogador), Fulvio Gallo, Elba de Pádua Lima (jogador), Ronnie Peterson ()Corredor sueco de F1), Servílio de Jesús (jogador), Pedro Carneiro Pereira, Edson Leite, Osvaldo Brandão (treinador) e Geraldo José de Almeida. O bairro compartilha com o Morumbi a Avenida República Argentina, a Geraldo José de Almeida, a Eunápio Queiroz e a Pompeu de Toledo.  Os jornalistas e locutores esportivos homenageados pelo bairro são os seguintes: 

Júlio Delamare que trabalhou tanto para o jornal O Globo como para a Rede Globo e morreu em 1973 no acidente com o voo 820 da Varig em Paris. Uma boa homenagem de Foz. Um parque aquático ao lado do Maracanã foi dedicado a ele no Rio de Janeiro. Mas no momento, há protestos contra tentativa de demolição do Parque Aquático Júlio Delamare.  Ajude a evitar isso! 

Geraldo José de Almeida

Edson Leite – locutor da Radio bandeirantes (ver biografia) que transmitiu em 1958 a nossa primeira Taça do Mundo diretamente da Suécia onde o Brasil saiu campeão com o placar 5 x 2. Confira a Voz de Edson Leite. Pedro Carneiro Pereira – Jornalista, locutor esportivo da Rádio Guaíba, advogado, publicitário e automobilista. Morreu em acidente em 21 de outubro 1973 numa prova pelo campeonato de automobilismo  
Geraldo José de Almeida - Narrador esportivo e radialista. Ele acompanhou a Seleção Brasileira entre 1954 e 1974. Ficamos devendo informações por enquanto sobre Fulvio Gallo. Sabe alguma coisa? 

Com a Vila Borges, o Blog de Foz começa a entrar na parte histórica dos bairros iguaçuenses comentados no blog. Conversei com Renato da Silva Borges filho do fundador do bairro Manuel da Silva Borges. Sobre a escolha dois nomes de ruas ele di que houve muita colaboração do pessoal da prefeitura da época. Veja esta postagem com um pouco mais da História  do bairro.     

Nenhum comentário: