domingo, 18 de agosto de 2013

Lixo bonito / Lixo feio: Conferência Nacional do Meio Ambiente

Esta situação de "lixo feio" na cozinha é lamentável
A IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá em Brasília de 24 a 27 de outubro de 2013, terá como foco a Política Nacional de Resíduos Sólidos - uma das principais preocupações ambientais do Brasil após a aprovação da Lei 12.305/2010, que a instituiu. “Com o evento, esperamos contribuir para essa discussão e estabelecer estratégias governamentais para a implementação da política”, afirma o diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Geraldo Vitor de Abreu.

 Segundo ele, o objetivo é disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema, buscando integrar produção e consumo sustentáveis, enfrentamento dos impactos ambientais e geração de emprego e renda. As etapas preparatórias, municipais e regionais, serão realizadas de 10 de janeiro a 30 de maio próximos. As estaduais e do Distrito Federal serão se 30 de maio a 10 de setembro. Haverá ainda etapas virtuais de 10 de janeiro até 1 de setembro de 2013. Neste momento, o corpo técnico do MMA está elaborando o texto base que servirá de ponto de partida para as discussões. Uma comissão organizadora nacional contará com órgãos e instituições de governo e a sociedade civil - comunidade acadêmica, povos indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores, organizações não governamentais, movimentos sociais e empresários. A previsão é que a CNMA seja integrada, proporcionalmente, por representantes da sociedade civil (50%), empresariado (30%) e governos (20%).

No Paraná - Foz do Iguaçu realizou sua Conferência Municipal do Meio Ambiente em julho deste ano. Do evento municipal saíram os representantes de Foz do Iguaçu para a etapa regional de Cascavel realizada no dia 9 de agosto com participantes de municípios de toda a região.

A próxima etapa será a Conferência Estadual. Todo o Paraná virá para Foz do Iguaçu - a cidade dos encontros - nos dias 5 e 6 de setembro próximo. Da reunião de Foz do Iguaçu sairão os representantes paranaenses que estarão na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) em  Brasília entre 24 e 27 de outubro deste ano. Como em todas as etapas, a etapa nacional terá quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.


ExpoLixo - Não sei se é coincidência mas no mesmo mês de outubro, nos dias 8 a 10 de outubro São Paulo realiza a 8ª Exposucata um evento da indústria da reciclagem e limpeza pública no Centro de Exposição Imigrantes em São Paulo. Eu tenho sérios planos e estar lá. Quem for terá a ideia de quão grande é o setor começando pelo tamanho dos equipamentos expostos. A Exposucata tem vários eventos paralelos: ExpoLixo, Reciclaplast, Mercoapara e a RCD - Resíduos de Construção e Demolição. 

Nenhum comentário: