sábado, 7 de setembro de 2013

Compreenda o Projeto Mundial Vida no Trânsito

Campanha Vida no Trânsito - Campanha de Palmas TO

Foz do Iguaçu recebeu R$ 175 mil para implantar a campanha Vida no Trânsito. O dinheiro vem da Organização Mundial da Saúde (OMS) via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. O programa será lançado oficialmente na quinta-feira, 12, na 9ª Regional da Saúde. Mais informações sobre o assunto em âmbito local no site AMN - Agência Municipal de Notícias. Em âmbito global a coordenação é da OMS, a OPAS - Organização Panamericana de Saúde, a Fundação Bloomberg Philanthropies e a Johns Hopkins University (UJH).  

São parceiros na ação os governos da Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México, Vietnã e Brasil. Vi na nota oficial que a chamada diz "Foz do Iguaçu é a primeira cidade do interior a implantar a campanha". Parabéns. Mas isso se deve ao número alarmante da violência no trânsito em Foz do Iguaçu.  Os critérios que levam à escolha das cidades "beneficiadas" são epidemiológicos e estruturais. Exemplo: "a grande quantidade de vítimas com lesões graves e mortes nas vias urbanas, fatores de risco como consumo de álcool antes de dirigir e infraestrutura urbana precária, entre elas a falta de faixa de pedestre" *. O lado bom é que nem tudo é ruim. "A coordenação do Projeto levou em conta também a existência de programas de prevenção que esses municípios já possuem e a capacidade técnica e operacional para desenvolverem as atividades propostas para diminuir os números negativos", as duas frases é da campanha feita em Palmas, Tocantins no ano passado.
As capitais "beneficiadas" (
?) pelo Projeto Vida no Trânsito são: Palmas,  Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte, e Teresina. Daí o fato importante da notícia: Foz é a primeira cidade do interior do Brasil a receber a campanha.  

Eu não sei se choro ou se tenho uma crise de riso. Não sei se você notou mas nós estamos na década da diminuição dos acidentes de trânsito. É sim - 2011 - 2020. A meta é diminuição 10% o índice de vítimas graves e mortes em acidentes de trânsito em 10% ao ano. 

Só para reafirmar que o assunto é sério basta lembrar que o Projeto tem a participação da Presidência da República  no Projeto via Casa Civil e conta ainda com a participação da 1) Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Senad do 2) Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e 3) Secretaria Especial de Direitos Humanos, 4) Ministério da Saúde, 5) Ministério da Justiça, 6) Polícia Rodoviária Federal, 7) Ministério dos Transportes, 8) Ministério das Cidades, 9) Departamento Nacional de Trânsito e 10) Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e Transporte, bem como os Conselhos Nacionais de 11)Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e 12) Municipais de Saúde (Conasems). A campanha é lançada em Foz em sua terceira etapa - Já a segunda etapa será executada entre 2013 e 2015.

* Nota do Blog: Faixas de pedestre em Foz do Iguaçu inexistem na maioria dos bairros; estão apagadas em boa parte do centro. Não é necessário ser elevada. Basta ter tinta branca visível!  

Nenhum comentário: