segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) foi discutido na Lapa

Turismóloga Marta Takahashi da Ecoparaná* fala sobre o TRAF
Eu realmente gostaria de ter estado na cidade de Lapa (PR) no último dia 26 para participar do VI Encontro Regional de Turismo Rural, apoiado pela extinta secretaria de Estado do Turismo  Cerca de 280 pessoas de mais de 20 municípios da região metropolitana de Curitiba estiveram na cidade histórica e que deveria ser conhecida por todos os paranaenses. Segundo informações da Prefeitura da Lapa, estavam presentes no evento a prefeita Leila Klenk, Ademar Dressler, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Juliano Borghetti, superintendente da Eco Paraná, e o  representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, José Leitão além de agricultores e pessoas ligadas ao meio rural da Lapa e região.
Depois do almoço, todos os participantes do encontro foram visitar três propriedades rurais da Lapa, que oferecem diversas opções de Turismo Rural. A primeira foi a Estância Gralha Azul. Os visitantes conheceram o pesque-pague que se tornou um ponto de encontro da população lapeana. Após, a visita foi no Sítio Ridnei Rai, propriedade destinada ao cultivo de mel, própolis e à criação de abelhas sem ferrão. A última propriedade visitada no encontro foi o Sítio Monte Santo, famoso pelas saborosas geleias, compotas e molhos.o final da tarde, todos os participantes foram até o Theatro São João e acompanharam uma apresentação cultural. “A Lapa tem muito a crescer no Turismo Rural. Nesse evento de hoje tivemos a oportunidade de mostrar, e visitar, apenas uma das regiões do município que tem grande potencial neste setor”, disse o diretor de Turismo da Lapa, Sergio Vinicius de Souza Junior.


* A Ecoparaná criada na gestão do governador Jaime Lerner foi extinta junto com a Secretaria de Turismo. Ela se chamará Paraná Projetos e estará ligada à Secretaria de Planejamento.

Nenhum comentário: