terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festa do Caboclo Sete Laços foi realizada em Foz no dia da República

Sob a mesma lua no Morumbi I ... a festa
O feriado prolongado da Proclamação da República, 15 de novembro, agitou, como sempre, o turismo de Foz do Iguaçu. A expectativa de ocupação hoteleira foi de, pelo menos, 91% e mais de 30 mil pessoas visitaram as Cataratas. No sábado, dia 16, centenas de pessoas participaram do Luau das Cataratas, nas Cataratas aproveitando a estrutura do Restaurante Porto Canoas sob o brilho de uma bela lua na véspera de plenilúnio (Lua cheia). Sob a mesma lua e uns 25 quilômetros das Cataratas na rua Batatais no bairro iguaçuense  Morumbi I, pelo menos 500 pessoas participaram de outra festa. 
Era a Festa do Caboclo Boiadeiro Sete Laços do Templo Ile Asé Oju Ogun Funmilayo liderado pela Iyalorisà Mãe Marina Tunirê. Veio gente de toda Foz do Iguaçu, de várias cidades do Paraná, do Paraguai e da Argentina além de estudantes da Unila e outras instituições e outras casas da mesma fé. O início da festa foi às 22h e se uma festa começa às 22h não vai terminar antes da meia noite. Não se você está por dentro do funcionamento da espiritualidade afro-brasileira na linhas de candomblé e umbanda.  O Caboclo Boiadeiro Sete Laços - o titular da Casa, foi o primeiro a chegar e ser saudado com alegria. Mas depois, o caboclo anfitrião e dono da festa recebeu a companhia de vários caboclos da linha "boiadeiros" e também indígenas. A certa hora, foi anunciado que a festa continuaria lá fora. Para a surpresa dos não iniciados e visitantes de primeira, o lá fora significou uma ampla área interna em um lote urbano onde havia espaço para danças e tambores.  Aqui posto algumas fotos enquanto eu preparo um texto e pego algumas explicações sobre esta fantástica manifestação da espiritualidade afro-brasileira. A festa do caboclo é oficial. O dia dele é o mesmo que o da Proclamação da República. Não sei se você sabe: 15 de novembro é também o Dia Nacional da Umbanda segundo a Lei 12.644 de 2012 sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Às fotos, enquanto me educo:






Volto em breve ...  adorei esta criança!
    

3 comentários:

Unknown disse...

essa festa é maravilhosa mesmo sentimos nossa vibração espiritual somos bem recebidos e acolhidas na casa da yalorixá tunire e sua filha carnal roberta e os demis filhos de santo faz 3 anos ke participo da festa é cansarivo mais compensador quando amamos a nossa relião sou de londrina e faço bate e volta e me sinto muito feliz sou da cs do babalorixá obalogi de ibiporã e sempre nos deixar ir sem criticas e dando força para irmos ke yemanjá abençõe a tdos um grande abraço e muito axé para todos marisa de yá ogun

Jackson Lima disse...

Obrigado Marisa por comentar.

Amanda Pacheco disse...

Queria saber mais sobre boiadeiro sete laço