terça-feira, 1 de abril de 2014

O primeiro ministro da Malásia e o Provopar em Foz

Entregando um exemplar do The Informer
ao primeiro ministro da Malásia  
O ex-primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohammad foi um dos visitantes ilustres de Foz do Iguaçu logo após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) no Rio de Janeiro. Ele chegou a Foz do Iguaçu abordo de um avião da Malaysia Airlines. Ele trouxe uma comitiva de mais de 80 empresários malaios além de membros da equipe de governo.  

Na foto, entrego um exemplar do jornal The Informer – um jornal em inglês que publiquei durante alguns meses. Depois que o chefe da missão, o primeiro ministro, recebeu o jornal, pude distribuir uma boa quantidade de “Informers” para os participantes da viagem oficial. O jornal trazia várias “matérias”, reportagens, artigos sobre Foz do Iguaçu, suas atrações e atrativos mas também sobre pássaros da região como o Sypseloides senex – os andoriões de cascata, as Cataratas e personalidades de Foz do Iguaçu. Naquela edição, o destaque foi a primeira dama de Foz do Iguaçu, Liciane Neumann que estava à frente do Provopar. 

Nos anos 90, Foz do Iguaçu tinha um problema muito sério com “crianças de rua” – o que chamamos hoje de crianças em situação de alta vulnerabilidade. A matéria explicava como funcionava o trabalho do Provopar em Foz para implantar casas e estruturas para abrigar crianças, tirá-las das ruas e resolver os inúmero problemas. Foi a matéria predileta dos empresários, funcionários malaios e do primeiro ministro. 

Depois da parada em Foz do Iguaçu, a missão malaia decolou para Buenos Aires, na Argentina. Uns dois dias depois da viagem, fui chamado pela primeira dama, Liciane Neumann à prefeitura porque ela queria pessoalmente me dizer que a missão malaia havia feito uma contribuição de R$ 6 mil para o projeto do Provopar descrito pelo The Informer. 

Atualizando: Encontrei, por acaso, nos meus arquivos, a única cópia do Projeto de Divulgação do The Informer onde havia a fotocópia que aparece na primeira imagem. É a matéria que falava sobre o trabalho da primeira dama Niciane Neumann no Provopar que na época tinha 24 anos. Clicando sobre a imagem dá para ler parte do material. Já é histórico porque muita coisa mudou na situação da criança e do adolescente.      



Um comentário:

Wemerson disse...

Belo resgate, Jackson.