terça-feira, 1 de abril de 2014

Presidente da Romênia em visita a Foz do Iguaçu: 1992 ano das grandes visitas

Presidente da Romênia Ion Iliescu em Foz do Iguaçu (1992), entrevista comigo e a jornalista Susana Klein 
do HOJE, Cascavel
      

Me deparei com uma nota em site romeno que anunciava a morte do ex-presidente da Romênia Ion Iiescu. A nota dizia que o ex-presidente havia morrido vítima de um acidente cárdio-vascular. Fiquei triste porque quando presidente, Iliescu visitou Foz do Iguaçu e eu tive o privilégio de entrevistá-lo. Imediatamente, lembrei-me da foto da entrevista. Postei a foto e já ia repercutindo quando descobri que a noticia era falsa. Parece que um grupo de jovens lançou a noticia por brincadeira. Haviam até colocado uma foto super oficial do presidente onde se via as datas de nascimento e morte do político de 84 anos. Ainda bem que não engrossei o coro dos que anunciavam a morte. Mas mesmo assim decidi manter a publicação avisando que a morte era falsa. Como sempre, todas as visitas de autoridades são famosas pela segurança. No caso da visita de Iliescu a Foz do Iguaçu durante a Rio-92, tentei várias vezes abordar a comitiva, porém  a segurança não deixava. Até que em certo momento, decidi, ir ao banheiro. Fui. Ao sair me encontro com o presidente que entrava e passamos juntos pela porta. Aí eu perguntei se ele poderia falar comigo depois ao que ele disse que sem dúvida. "assim que saísse do banheiro", Tendo furado o esquema, fique meio de lado e quando ele saiu do banheiro já viemos conversando até o lugar onde estava a imprensa. Pode ver que, na foto, não há um grupo de jornalistas ao nosso redor. A maioria é segurança romena. A exceção é a jornalista Susana Klein, logo em frente, que desconfiou da ida ao banheiro.         

Nenhum comentário: