quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Um meteoro voou sobre Foz do Iguaçu - experiência maravilhosa

Primeira etapa: as primeiras bolinhas que lembram fogos de artifício na calda
Olá a quem possa interessar! Eu assisti o show da passagem de um meteorito ou meteoro na terça-feira, dia 22. O evento foi registrado em vários lugares do Paraná. Foi uma  das vistas mais bonitas que vi na vida. Saí do trabalho e por coincidência decvidi descer a rua Marechal Floriano em Foz do Iguaçu. Eu normalmente vou pegar ônibus na Avenida JK e pego outras direções. Passei na frente do restaurante City Beer. O restaurante fica em um terreno grande e por isso eu tinha uma janela para olhar para o céu que estava escuro e bonito. De repente vi explodir umas quatro ou cinco bolinhas de luz vermelha. Pensei que fossem fogos de artifício. Daí pensei: fogos de artifícios notícias não explodem descendo ou pelo menos ninguèm solta fogos de cima para baixo. Na hora entendi que era um fenômeno astronômico. 
A foto da NASA ("Primeira etapa") mostra o que eu mais ou menos vi. Só que aqui as primeiras bolinhas apareciam maiores e vermelhas, uma tonalidade de vermelho morno com um brilho molhado.   Entre as "bolas fogos de artifício" e a parte que eu chamo de "ponta da flecha" - havia uma linha que não consigo mais lembrar como era. 

Penúltima etapa: a ponta da flecha (NASA)
Por fim a "ponta da flecha" que no evento que vi tinha uma explosão de cores: verde, amarelo, vermelho, violeta, azul - todas vivas, brilhantes e como se mudassem de tons assumindo tons cada vez mais vivos. Do meu ponto de vista limitado e aceditando que eu observava o meteorito - meteoro passar nos céus do terreno do City Beer, vi a ponta da flecha sumir atrás de um edifício. Me mantive ali olhando quando, de repente, veio o clarão. Foi como se a ponta da flecha tivesse explodido. No meu limitado palco de observação, eu só via metade do clarão a outra metade estava atrás do edifício. O clarão foi uma explosão não só física mas de emoções. Não houve barulho na explosão. A cor do clarão era  exatamente o amarelo que aparece na foto "última etapa", abaixo tirada pelo professor de física e astrônomo amador finlandês Asko Aikilla da rede local de observação de meteoros (fireballs). As fotos são ilustrativas 
 

Última etapa: a bola de fogo, o clarão.

Um comentário:

Aurea Cunha Photo designer disse...

Que lindo Jackson e que privilégio! Eu não vi nada, também não olhei, rsrsrs. Imagino que é algo para jamais esquecer. salve. Salve1