quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Pequeno Guia Histórico de Ciudad del Este


Pedra Fundamental ou

Hito Fundacional de Ciudad del Este


Proteção Legal


Pedra Fundamental de CDE tendo 
a Ponte da Amizade como pano de fundo 


Introdução

No dia 2 de fevereiro de 1957, um avião monomotor aterrissou em uma pequena pista de pouso em Presidente Franco, Paraguai, cidade que então abrigava a V Região Militar do país vizinho.  Abordo estava o então ministro do Interior do Paraguai, Edgar L. Ynsfran. Ele veio pessoalmente para organizar a recepção e trabalhos do dia seguinte.Na manhã do dia seguinte, domingo, dia 3 de fevereiro de 1957, dois aviões Douglas do Transporte Militar do Paraguai aterrissaram na pista de terra do Aeroporto de Foz do Iguaçu após um sobrevoo sobre a região.

Desembarcaram autoridades do mais alto escalão do governo paraguaio lideradas pelo presidente da República, Alfredo Stroessner. Vieram todos os ministros, políticos e até o embaixador do Brasil em Assunção, João Luis de Guimarães Gomes. Logo após o desembarque todos se dirigiram ao Porto Oficial de Foz do Iguaçu de onde, em barcos, se dirigiram ao barranco paraguaio do rio Paraná. A missão da comitiva era lançar a pedra fundamental para a construção de uma cidade que receberia, mais tarde, o nome de Puerto Presidente Stroessner.
O lugar escolhido para a cerimônia era conhecido como Puerto Miseria onde desembocava um pequeno córrego por onde trabalhadores transportavam madeiras até o rio Paraná. Segundo Ynsfran, as autoridades não gostaram desse nome e mudaram o nome do córrego e da região para Flor de Lis. “Mais poético”.

Na cerimônia as autoridades, cerca de 60 pessoas, cantaram o hino nacional e leram o decreto que dava incumbência ao Ministério do Interior para fundar a cidade. Era o decreto, 24.634 assinado pelo presidente Stroessner no dia 28 de janeiro de 1957 – uma semana antes.               


Um dos dois DC 3 da Força Aérea Paraguaia

que trouxeram autoridades para

lançar o Marco da Fundação de CDE  
 
Ciudad del Este nasceu no dia 3 de fevereiro de 1957. Com direito a ATA FUNDACIONAL e lançamento de Pedra Fundamental ou Marco (Hito) Fundacional onde foram depositados documentos importantes para serem abertos no futuro.  Desde então, no dia 3 de fevereiro, Dia de San Blás (São Braz) as cerimônias de comemoração do aniversário da cidade acontecem aqui neste marco onde se lê, abaixo do selo oficial do Paraguai: Puerto Presidente Stroessner 3 de febrero de 1957.  No mesmo Marco, o Instituto Geográfico Militar colocou uma placa de bronze (acima) onde se alerta: Prohibida su Destrucción.

Quando colocado no local, não havia nada aí. Estava próximo à desembocadura do arroio Flor de Lis, que canalizado ou aterrado, já não desemboca no braço do arroio Acaray-mi em frente à ilha Acaraí. Visitá-lo não é fácil. Hoje o Marco se encontra no estacionamento do complexo da Dirección Nacional de Aduanas e Adiminstração Nacional de Navegação e Portos. Como o local é área de  segurança o aceso não é encorajado. O Marco se encontra no meio do estacionamento e dele ainda se pode ter uma bela vista da Ponte Internacional da Amizade. Quando o estacionamento está vazio cedo pela manhã ou em feriados, a visão do marco sempre sob a sombra de bandeiras paraguaias, é o grande destaque.     

A Primeira Casa de CDE, hoje Museu Mensú
A primeira casa de Porto Presidente Stroessner, Ciudad del Este desde 1987, ainda existe. A casinha pré-fabricada veio de Encarnação, Departamento de Itapúa, rio Paraná abaixo.  A casa  pequena teve como missão servir de morada para o ministro do Interior e fundador da cidade Dr. Edgar L. Insfrán quando estivesse na região – o que acontecia com freqüência.  Logo depois, questão de meses, a casa passou a ser também a sede da Comissão Provisória de Administração de Puerto Stroessner de onde saíram toda as instruções para a o planejamento, ocupação e desenvolvimento da cidade.

Os "altoparanaenses" tiveram a sabedoria de preservar a pequena casa. Hoje ela pode ser visitada no amplo pátio interno da sede da  Municipalidad de Ciudad del Este. A casa abriga o Museu Mensú  que homenageia, no nome, os antigos trabalhadores dos ervais da região trinacional.
Lá estão a Ata da Fundação, os documentos que criaram a Comissão de Administração, móveis, utensílios de uso cotidiano da época, artesanato, armas, placas de bronze que lembram os principais momentos da história coletiva da antiga Ciudad Presidente Stroessner e de sua transformação na atual Ciudad del Este.


Placa da 1ª Inauguração da Ponte da Amizade
(Clique na imagem para ampliá-la) 

  
Exemplos de placas mantidas no local ou ao redor dele, está a placa (acima) que comemora a inauguração da Ponte Internacional da Amizade em 1961 pelos presidentes do Paraguai, Alfredo Stroessner e do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira. Foi na chamada primeira inauguração quando os presidentes se encontram no meio da Ponte caminhando sobre tábuas antes da concretagem final da pista.A segunda inauguração foi em 1995.A Intendência e o Museu se encontram na Avenida General Bernardino Caballero. A Avenida pode ser considerada a alma do centro de Ciudad del Este allém da Prefeitura se encontran nesta avenida a Câmara dos Vereadores, Núcleo de Educação, Seccional histórica do Partido Colorado além de um grande parque que começa da atual Biblioteca Pública Municipal e vem até o limite do Parque Chinês - construído com investimentos de Taiwan (República da China -ROC). 

Aeropuerto Alejo Garcia

Antigo Aeroporto é hoje a biblioteca
Antes de ser transformado em Biblioteca, o prédio - um dos edifícios  governamentais mais antigos da cidade,  era o terminal do Aeroporto Alejo Garcia (Aleixo Garcia) de Porto Presidente Stroessner. Na foto acima ainda se pode ver a antiga Torre de Controle do charmoso aeroporto. Na foto anterior cuja autoria desconheço e agradeceria que se me fosse informada, se vê o aeroporto em sua plentitude. Conheça abaixo alguns dos objetos que fazem parte do acervo do Museu Histórico El Mensú. 
 Casa da Administração foi  residência do fundador, Dr. Edgar L. Insfrán 
 primeiro "cabildo" da Ciudad -  Cabildo antcede à prefeitura






A Ata da Fundação
Detalhe da Ata de Fundação

Livro da Comissão de Administração da futura cidade 

Objetos pré-históricos, mapas e curiosidades

Este relógio estava colocado na frente da Monalisa nos 70

Nenhum comentário: