sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Um Guia Rápido da Região de Compras da Vila Portes Foz do Iguaçu

Vila Portes
Entre a Avenida JK e a Beira-Rio
 

Do alto da Fagundes Varela se vê a estrutura de fronteira Brasil-Paraguai.
Prédios do fundo são de Ciudad del Este. Clique para ampliar
.




Bem-vindo à Vila Portes


Pelo menos cinco públicos diferentes visitam a Vila Portes - um dos centros comerciais mais interessantes de Foz do Iguaçu. 1) Clientes que  buscam serviços industrias e de mecânica pesada.  2) Clientes das inúmeras distribuidoras de alimentos; 3) Quem procura artigos ou utilidades domésticas 4) aqueles  que necessitam equipamentos para hotéis, restaurantes, lachonetes e pequenas fábricas e 5) aqueles que procuram bons preços em roupas e calçados. Isso não impede que levem também perfumes, produtos para festa e aniversários, embalagens, bicicletas e o que possa imaginar.Com todo este público o bairro oferece pelo menos 10 hotéis, restaurantes, lanchonetes, churrascarias, estacionamentos para quem quer deixar o carro e atravessar a ponte para o Paraguai a pé e outros serviços.
 

O bairro

Segundo a divisão administrativa oficial de Foz do Iguaçu, a Vila Portes, originalmente Loteamento Vila Portes fica na Região do Jardim América ou Região 6 (R6) de Foz do Iguaçu e ocupa uma área extensa em ambos os lados da Avenida JK. Ao todo 17 bairros são parte da Região 6. São eles: Jardim Boa Vista, Jardim Central, Jardim Cristina, Imóvel Farro, Jardim Jupira, Parque Monjolo, Jardim das Nações, Imóvel Olaria Fulgêncio, Loteamento Paraguaçu, Vila Paraguaia, Vila Pérola, Imóvel Portes, Vila Portes, Imóvel Porto Alegre, Loteamento Renato Festugatto, Imóvel Rodrigues "A", Imóvel Santo Inácio. 

É uma região rica e de grande interesse para o turismo local. Estão na Região 6, além da Vila Portes, o Jardim Central onde está a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab; o bairro Parque Monjolo, pegado ao Jardim Central que também é conhecido como o bairro Comercial das Bandeiras região onde se encontram a sede de Colégio e Faculdade Monjolo, o Parque Municipal Monjolo, em si, e a Vila Paraguaia além de outros logradouros cujas provas de existência se afastam perigosamente de nossas memórias. 

Bairro Homenageia a poetas e escritores

Uma das características interessantes dos bairros de Foz do Iguaçu é a tendência à especialização das homenagens prestadas pelos idealizadores dos loteamentos e bairros. Temos bairros dedicados aos pássaros (Portal da Foz), ao futebol (Morumbi), a peixes e pedras preciosas entre outros. A Vila Portes homenageia escritores, poetas, jornalistas e escritores nacionais. É o caso das ruas Silva Jardim,  José  Patrocínio, Assis Brasil, Fagundes Varela, José Alencar,  Guimarães Rosa e Cassiano Ricardo. As exceções são  Osvaldo Cruz que lembra o médico, cientista e bacteriologista responsável por importantes vitórias na saúde brasileira; o Di Cavalcanti, pintor; Missões que homenageia o fenômeno das missões Jesuítas  e José Maria de Brito, militar que participou na instalação da Colônia Militar do Iguassu e que mais tarde escreveu suas memórias o que o coloca na lista dos escritores.

O Comércio da Vila Portes
Divido o comércio da Vila Portes em três áreas. Os estabelecimentos na Avenida JK; os estabelecimentos nas demais ruas formados por distribuidoras, exportadoras, vendas no atacado e varejo, hortifrutigranjeiros dirigidos ao Paraguai e a região mais próxima à ponte dedicada aos calçados e roupas. É muito comum encontrar nomes como Casa da Borracha, Casa das Portas, Casa das Fresas. Mas nenhuma bate a Casa das Lojas que vende manequins de todos os tamanhos e tipos, araras, expositores, cabides, balcões, banquetas e artigos para lojas. Fica na Rua Portinari, 505. Tem facebook. Não muito longe da Loja das Lojas fica a loja Mundo dos Fogos, uma loja pequena na Avenida Carlos Gomes com muita experiência e ousadia. Tanto é que no nome dela já está incluída a tradução em inglês "World Fireworks". A empresa não só vende fogos, rojões, bombinhas, traques e foguetes. Se o cliente quiser ele pode contratar shows pirotécnicos. Para réveillons e inaugurações de postos de saúde.  Há mais de 15 anos, a World Fireworks organiza shows pirotécnicos em festas de 15 anos - ou festa "quinceañera" como se diz em español, aniversários, casamentos, formaturas que podem incluir sky papers ou chuva de toneladas de papel picado e gelo seco. É um exemplo da especialização do comércio da Vila Portes. Há pelo menos mais duas casas especializadas em fogos no bairro. Uma na Di cavalcanti e outra na Rua Fagundes Varela.



O Comércio da JK
Altamente especializado o comércio da parte da Vila Portes na Avenida Juscelino Kubitschek atende a diferentes públicos. Há várias lojas que trabalham o comércio de tecidos mas quando se fala em comércio de tecidos não se limita aos tecidos para roupas. Há várias lojas como a  Cataratas Comércio de Tecido 
e a Loja Beija-flor, a Paraná Lonas que oferecem tudo em tecidos para tapeçaria, capotas, lonas e isso atrai um público que sabe o que procura. Equipamentos é outra palavra frequente na JK-Vila Portes. É o caso da CG Lima vendas e assistência técnica de balanças e equipamentos. Mas tem de tudo em equipamento para cozinhas industriais e até móveis para barzinhos. Lá encontrei umas mesinhas com cadeiras da Tramontina feita perto de Belém (PA), na vizinhança há também a Casa da Borracha, Abramaq, Real Acessórios e Eletromil.
Lista de cortes em coreano (esquerda) e chinês
No meio das casas de equipamentos e máquinas, gostei de confirmar que o Açougue  ou Comercio de Carnes ou Rouxi Carne continua lá e firme. O Rouxi Carne se especializa em cortes chineses e coreanos. Falei dele nesta postagem de 2008. Na época, Rafaella Louzada, da família proprietária do açougue, postou um comentário no qual não só agradeceu a postagem como convidou o blog a voltar lá para ver a nova redação em chinês e coreano das atuais e novas ofertas.  

O comércio da Ponte 
Perguntei a vários comerciantes da Vila Portes o que eles entendem quando escutam as mulheres de Foz do Iguaçu e cidades vizinhas dizerem "vamos comprar na ponte amanhã", é mais barato. A resposta mais frequente é que as clientes em geral pensam na Vila Portes como um todo. Mas, para a maioria a "Ponte" quer dizer a área da Vila Portes próxima à ponte Brasil-Paraguai onde existem produtos que atendem à casa, festas, embalagens do lar etc. "Isso aqui era uma espécie de Zona Franca. Foi criada como uma zona franca. Hoje está devagar mas a gente não pode desanimar nunca", disse um funcionário de  uma loja (não foi o dono). 


Vila Portes  "Ponte" ou 
Ponte-etê (Ponte Verdadeira)
Há lugares onde não é necessário perguntar se a maioria dos clientes são paraguaios. As placas entregam. Em uma delas li:

Gas
Huevos 
Helados 

Entendi sem problema que ali se vendia gás e ovos gelados. Mas depois pensei, como ovos gelados? Daí entendi que o problema era a falta de vírgulas. Se estivesse escrito  gas, huevos, helados eu entenderia o que a maioria dos clientes já sabem: gás, ovos, sorvetes. Ao ladinho outra placa anunciava a existência de "Puchero de chancho". 

Com uma máquina dessas e uma
assessoriazinha do SEBRAE as portas se abrem


Próximo dali, na Rua Assis Brasil a Condor especializada em máquinas diversas expunha, na calçada, uma máquina de churrasco grego e outra de churros. As duas na faixa dos 1.400 um pouco mais ou pouco menos mas certamente menos de R$ 1.500. Mas além das duas máquinas (minha mulher disse que quer uma como passaporte para a autonomia) a loja tem ainda: amassadeiras, assadouras, balanças, bebedouros, buffets, cadeiras, cafeteiras, carrinhos, cofres, chapas diversas, extratores, estufas, exaustores, expositores, fogões, fornos, fritadeiras, modeladoras, moedores, móveis de aço e serras. A loja também vende pela internet. Outras "lojas maravilhas" neste filão são a Casa Vitória que tem uma seção chamada Casa do Fogão, a Pilão, Big Lar, Embalagens Paraná, Casas da Fresas e muitas outras.   

A Rua Fagundes Varela 

Coloco aqui uma lista de nomes de negócios que desfilam diante de seus olhos na Rua Fagundes Varela: Varejo Paulista, Embalagens Paraná, Bicicletaria Iguaçu - Ponte, Fraida Bicicletas, Papelaria Artpel, Sacaria Iguaçu, Casa Vitória - Utilidades Domésticas, Foz Tintas Comercio de Tintas, Doces Aurora, Motortec Equipamentos, Calce Pague - Vila Portes, Mayer's Especiarias, Magia das Tintas,
Diana Cosméticos, PILÃO SHOP, F e A Móveis Sob Medida, Cabral Capotas
Estacionamento Fortaleza, Carol Bijuterias, Ferrati Ferramentas, Delírio Lingerie e Titon Perfumes e Cosméticos.  


Fraida Bicicletas na Vila Portes e na República
Algumas palavras sobre alguma das lojas. A Sacaria Iguaçu não se especializa em sacos. Vale uma visita para sentir o ambiente. Descobri que entre outras coisas, se pode comprar lonas de todos os tamanhos. Toda mulher iguaçuense que tenha o mínimo de pé no chão, conhece a Doces Aurora. As lojas que incluem a palavra "ponte" no nome tem sede ou filial no centro. É o caso dos especialistas em bicicletas: Fraida e Bicicletaria Iguaçu. Confidencio uma  história: trabalhei com o Fraida no final dos anos '70 na empresa Gatti Turismo -Hotel Carimã. Eu era guia de turismo e ele era motorista da frota. Fizemos centenas de viagens até a balsa no rio Iguaçu, antes de existir a Ponte Brasil-Argentina (Argentina - Brasil); para Puerto Presidente Stroessner (atual Ciudad del Este quando o comércio fechava à meia noite e para as Cataratas brasileiras. Foram muitas viagens para Assunção via Caacupé, Itauguá para ver  e comprar os famosos tecidos ñanduti e aopo'i; Lago de Ypacaraí (Ipacaraí) e finalmente Assunção com pernoite no Hotel Guarani (ou Itá Enramada) ou ainda no centro. É uma pena que Foz do Iguaçu tenha cortado Assunção da lista dos opcionais a partir da Terra das Cataratas. Um dia quando o Fraida quiser ele poderá contar a história de seu investimento no setor de bicicletas.     



Polo de Roupas e Calçados
Roupas e calçados dominam a penúltima quadra da Fagundes Varela e as primeiras quadras da Avenida Beira Rio e Oswaldo Cruz. Lojas como Descontão, Varejão, Dezcontão, Blumenau e Maluquinha são algumas das lojas mais conhecidas de quem procura roupas e calçados. 


Descontão, Varejão, Dezcontão, Blumenau e Queima Total são algumas das lojas mais conhecidas de quem procura roupas e calçados. Uma atendente disse que o bairro é realmente diferente. "Fiquei de boca aberta quando uma cliente paraguaia veio comprar roupas no atacado. Eu disse, a gente vai comprar  em Ciudad del Este e vocês vêm aqui". A paraguaia disse que eu ficaria mais descrente ainda se ela dissesse que a maioria dos clientes são brasileiros.


 O Blog de Foz voltará ao polo de roupas e calçados da Vila Portes para atualizar as informações.

Hotéis na Vila Portes
São pelo menos 10. Alvorada Iguassu Hotel, Dove Hotel, Fenice Hotel, Hotel Foz Ponte, Hotel Itaipu, Líder Palace Hotel, Nacional Palace Hotel, Portinari Hotel,
Tulipa Hotel,Hotel Dan Inn (ex-Sun Hotel). O Líder Palace Hotel se encontra no lado oposto a Vila Portes na Avenida JK. Por estar colado ao bairro, o colocamos na lista. A maioria dos hotéis na Vila Portes são escolhidos por quem tem as compras no Paraguai como um dos alvos da visita. Muitos já foram  popular para "compristas". 

Hoje, com a crescente diminuição do "comprismo" e o aumento do controle das compras pelo Regime de Bagagem Acompanhada   os negócios ligados à hospedagem, turismo, alimentação aguardam medidas criativas do governo municipal que incentivem a revitalização turística, comercial, cultural, social  de boa parte do bairro. 


Distribuidoras e comida
"Se você vem à Vila Portes de madrugada, você vai ter a impressão que entrou na EADI - Estação Aduaneira de Interior ou porto seco", disse uma das entrevistadas pelo Blog. Ela se referia à grande quantidade de caminhões que saem da BR-277 e se dirigem às dezenas de importadoras, exportadoras e distribuidoras de alimentos do bairro iguaçuense. Os clientes das inúmeras distribuidoras de alimentos podem ser moradores da região Oeste do Paraná, do Paraguai,  comerciantes de Foz do Iguaçu e da região dos municípios lindeiros do Lago de Itaipu. Entre as casas que estão no negócio da distribuição e vendas de produtos alimentícios há hortifrutigranjeiros, açougues ou “casa de carnes”, representantes de grandes marcas nacionais como Perdigão, Sadia e também os atacadistas como o Atacado e Varejo (Atacarejo) Muffato e o Destro Atacados entre os maiores. Mas neste quesito há muita surpresa. Neste quesito há grandes surpresas.  Estive na Bimbetto Distribuidora na Rua Carlos Gomes, uma distribuidora surpresa, simples e organizada. 

Como um lugar que recebe tanta gente há várias opções de lugares onde se pode comer restaurar as forças. Esses lugares vão de churrascarias como a Costelão Churrascaria na Avenida JK ou a Churrascaria do Gaúcho na Carlos Gomes que abre entre 11h e 16 horas segundo o site da empresa. Mas, na churrascaria o Blog foi informado que o serviço é até as 15h. Esta churrascaria começou na Vila Portes e hoje possui mais dois espaços no centro da cidade um próximo ao Zoológico Guarani e Terminal Transportes Urbanos e outro na Rua Marechal Deodoro. Um destaque para o Restaurante Panela de Barro na Rua Espanha, um local amplo com uma área no "estilo ar livre".  Mas não faltam as lanchonetes e pastelarias como o Pastel Empadão.


Terminal de Ônibus da Feira Livre
foto do Google Street View. Milhares de iguaçuenses
embarcam e desembarcam neste ponto  
Feira Livre
Existe outro lugar que eu recomendo. É um lugar muito simples frequentado por gente simples que serve almoço no estilo buffet, rodízio e PFs (Prato Feito). Tem surpresas no local como carne assada aos sábados quando tem muito viajante. Eu já encontrei médicos, cirurgiões e advogados  do Rio, São Paulo em Porto Alegre devorando um churrasquinho barato na feirinha. "Em Porto Alegre nós não fazemos isso. Mas aqui tudo é festa", disse um profissional cujo nome não vou dizer. O local é o que eu chamo de Complexo Feira Livre - Terminal de Ônibus Urbanos. Pelo menos metade do espaço é ocupado pelos restaurantes e lanchonetes. A outra metade é dedicada ao comércio varejista o que inclui entre outras coisas roupas usadas.     






Urbanização

Prédio na JK-Vila Portes abrigará 99% da PMFI
Quem visita a Vila Portes pode ter a impressão de que o bairro não está terminado. Todas as ruas, sentido rio Paraná terminam abruptamente em estacionamentos ou cercas. É uma região à espera. Há projetos de urbanização em andamento. Um deles se chama Beira Foz que pretende ocupar toda a margem do rio Paraná e Iguaçu. A Prefeitura tem projeto de construir na região o Mercado Municipal e já a um passo de ser materializado é a transferência de toda a Administração Pública Municipal com exceção do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Comunicação  para um prédio na Avenida JK na Vila Portes. O novo e poderoso vizinho pode mudar-se para o bairro ainda em março, este ano. Até agora nem a Administração Pública e nem a comunidade empresarial e residente da Vila fazem uma ligação entre a chegada da Prefeitura e a melhora do bairro.     

Linhas de Ônibus que servem a Vila Portes - Ponte (Atenção: A lista de linhas abaixo pode estar desatualizada. Estamos trabalhando na atualização AQUI)  

101 SOHAB - Vila C Norte. 
102 Profilurb 2 - Vila C Sul.
103 Marco das Três Fronteiras - Porto Belo / Templo Budista
104 TTU - Ponte - Unila - Vila C (Viagem das 18h30 entra no Monjolo)
107 Jardim Itaipu
215 Três Bandeiras - Ponte
230 Três Lagoas - Ponte
350 Vila Borges - Morumbi - Ponte
380 Jardim São Roque - Jardim América Ponte 

Nota
Esta postagem foi corrigida. Havia muitos erros de digitação na postagem original de janeiro de 2016. Ela foi feita em uma época difícil logo após um cirurgia de vesícula. Apesar dos erros, 1.730 pessoas leram o material até ontem, 13 de fevereiro de 2019. 

Nenhum comentário: