domingo, 5 de junho de 2016

Uma honraria da Revista 100 Fronteiras no Centenário da Visita de Santos Dumont

Foto de Patrícia Buche / 100 Fronteiras
A última edição da Revista  100 Fronteiras republicou uma reportagem de 2009 assinada por mim, sobre a vinda de Santos Dumont a Foz do Iguaçu e sua intervenção para que as Cataratas do Iguaçu fossem protegidas por um Parque e que mais pessoas deveriam ter a oportunidade de vê-las. Foi uma "matéria" pioneira no sentido de pensar nas comemorações do Centenário da Visita. Até aí todo mundo sabe. 
O que me surpreendeu foi o convite do diretor Carlos Grellmann para que eu pousasse com a foto que, na época, o então senador Affonso Camargo Netto enviou por sedex. Na entrevista eu disse ao senador que naquele então havia dúvida sobre o fato de Santos Dumont ter falado com o então presidente do Paraná, Affonso Camargo sobre as Cataratas e o fato dela não poder ser uma propriedade particular. "
- O quê? Pois falou sim. Eu cresci ouvindo essa história. Vou mandar fazer uma cópia da foto que tenho no meu escritório que mostra Santos Dumont com meu pais e meu avô", reagiu. Dias depois o carteiro entrega a foto com a qual eu tive o privilégio de me deixar fotografar com ela e que agora volta a aparecer na revista sete anos depois. Já é história. Agradeço a honraria. Affonso Camargo Netto faleceu em 2011 após 54 anos de vida pública.

Nenhum comentário: