Onde comer?

Foz do Iguaçu tem imigrantes libaneses, palestinos, turcos (poucos mais tem), japoneses, chineses, coreanos, indianos, bangladeshis e outros. Brasileiros de todos os estados fizeram de Foz do Iguaçu o seu lar. A cidade está na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Além disso, Foz do Iguaçu é parte da Associação dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu onde a maioria tem forte presença da colonização alemã ou italiana com pitada de portugueses, poloneses e ucranianos. A região tem boas propostas gastronômicas. Vou tentar mostrar isso nesta página. 

Aviso: a inclusão do estabelecimento não atesta a qualidade de todos os locais. Isso poderá ser feito depois

Este link aqui tem uma lista para restaurantes de Foz. (Na foto acima restaurante chinês ao lado de "esfiharia" árabe)


Comida árabe:

O Shawarma (شاورما) é uma das comidas árabes mais populares de Foz do Iguaçu. Claro que o Kibe (كبة) vai na frente em disparada já que foi popularizado no Brasil e Américas.
Chamado pela juventude de "X Líbano" ou algo parecido, o shawarma é feito em pão árabe (chamado pão sírio em São Paulo) feito aqui mesmo na fronteira. Não é por casualidade que a panificadora se chame Monte Líbano. O pão já caiu no gosto de muitos iguaçuenses. Não é raro ver gente de várias raças - inclusive nordestinos - levando o pão árabe para casa no fim do dia. Na lista abaixo, embora o nome "Esfiha" seja repetido, Esfiha ou sfiha (صفيحة) os locais servem de tudo.

Casa da Esfiha Istambul - Av. JK, 409
Casa da Esfiha Beirute - Av. JK, 453
Casa da Esfiha Turquia - Av. JK, 603
Restaurante Paraíso do Líbano - Av. Jorge Schimmelpfeng Esq. Av. Brasil

Docerias e confeitarias árabes
Confeitaria Beesweet, Almirante Barroso, 1817

Japonês
Sashimi, sushi, sukiyaki, tambayaki e outros já são consideradas comidas nacionais - há bom sushi até na Churascaria Rafain na BR 469 e Sashimi no pesque e pague Wandscheer na área rural.

Sushi Hokkai, Rua Mal. Deodoro, 550
Restaurante Miyako
Nikkei

Chinês
Cresce o número de restaurantes chineses em Foz do Iguaçu. Veja alguns:

Hokila - Av. JK, 545
Restaurante China , Avenida das Cataratas, 1.150, V.Yolanda
Super Maxim Restaurante Chinês,R. Jorge Sanwais 1137, Centro
Golden Crown Av.Jk


Coreano
Korean House
R. Mal. Floriano, 1432 - Centro, Foz do Iguaçu - PR,  
  Indiano
Indian Lounge
Rua Belarmino de Mendonça, 1165  


Pizzarias

Mega Pizza
Pizza Hut
Pizza park
Pizza Pop
Pizzaria do Onofre

Bares / Lanchonetes / Fast food / Snacks

Ballinas Irish Pub
Bier garten
Cachaçaria Água Doce
Capitão Bar
Jardim da Cerveja
McDonald’s
Oficina do Sorvete
Rafain Chopp
Park City
Zeppelin Old Bar
Over Dog
Subway

Churrasco
"...foi no Rio Grande do Sul, há algumas centenas de anos, que o gaúcho criou o seu prato predileto, o churrasco, ganhando a preferência nacional e a admiração internacional. A fórmula não poderia ser mais simples. O homem do campo, que vivia nos Pampas criando o gado bovino, não tinha muito tempo para preparar as suas refeições. Um belo dia resolveu assar alguns pedaços de carne, em fogo feito no chão e espeto de pau, temperada única e exclusivamente pelo sal grosso que oferecia aos animais como complemento alimentar. Estava descoberto o churrasco, iguaria que se espalharia por todo o País" - Franklin Valverde

Churrascarias em Foz do Iguaçu

WR Costela Fogo de Chão na Avenida Por do Sol, 1405. Especialidade servida aos sábados, domingos e feriados. Quartas e sábados também serve piapara à vinagrete. Ver postagem aqui. (45) 3225 7435 / 9976 1455

Churrascaria Boi Dourado
Churrascaria Boi de Ouro - R. Q, Bocaiúva,
Churrascaria Búfalo Branco - R. Tarobá,
Churrascaria Show Rafain - Av. das Cataratas
Churrascria do Gaucho - Av. Carlos Gomes
Churrascaria Boi na Brasa, Av. JK
Recanto Gaúcho, (um misto de churrascaria, CTG e parque temático. Recebeu recentemente a princesa da Jordânia)

Espetinhos
Amigos americanos chamam o espetinho de "Shis kebab brasileiro", o pessoal dos andes chamam "anticucho". Kebab e de origem persa e se espalhou pelo mundo. Parece que o anticucho foi encontrado nos Andes pelos espanhois - eu conheço espetinho de "cui" (ou porquinho da índia) servido na comunidade de Las lajas, onde fica a Basílica do mesmo nome e onde nasceu minha filhota, a minha bebê. Assim falar de espetinho é puxar conversa. Em Foz do Iguaçu há vários lugares que servem espetinhos. Colocarei aqui lugares de vários níveis sociais desde que não sejam perigoso para sua existência física.

Jeca Espetinho, Av. Garibaldi,1258 (Matriz)
Av Rep. Argentina, frente a Caixa Econômica Federal (Loja 2)

Comer na Argentina Argentina
Entre os conflitos culturais que há entre Brasil e Argentina, a comida é prato forte. Até pouco tempo, comer na Argentina, para brasileiro, significava passar fome. Primeiro porque não tem arroz e feijão. O estômago brasileiro ficava sempre à espera de algo para ser preenchido. Não posso dizer nada sobre o restante do país mas em Puerto Iguazú isso mudou. É cada vez maior a quantidade de brasileiros que atravessam a fronteira para "comer". Veja uns exemplos de onde estão comendo.
Las Cañitas - é um restaurante, construido com material alternativo especialmente bambu. Por isso o nome "cañitas". Fica na Avenida Victoria Aguirre, rua principal. Nunca almocei aí mas esses dias passei e havia um super costela sendo assada no fogo de chão. O lugal também oferece "peña folclróica" - essa coisa de "peña" é muito andina. É um show ao vivo.

Estamos atualizando a lista de Puerto Iguazú 


Carne na chapa
Restaurante Chapa - R.Bartolomeu de Gusmão, entre R.Mal.Floriano e Mal. Deodoro - Um dica para quem chega na cidade fora de hora. Único lugar para almoçar às 15h, 16h e segue até às 23h. Pioneiro da Chapa na cidade.

Restaurantes Italianos

Chamo a atenção para o BellaTavola Ristorante tradicional e famoso por suas Noites Italianas. O restaurante é parte do Hotel Bella Italia localizado na Avenida República Argentina (1.700) próximo ao Catartas JL Shopping.

Cantina 4 Sorelle - na Rua Almirante Barroso é outro endereço bem cotado na cidade.
Bello Piatto Ristorante

Outras cozinhas

Restaurante Antonio Maria (Português)
Restaurante Chef Lopes O Restaurante Chef Lopes está de casa nova. Mudou-se para a Rua Almirante Barroso, (1713) para uma estrura totalmente nova. O maître Carlos Góis, me mostrou a casa esses dias. Impressionante! O resturante é de classe internacional. No meio dia, serve-se buffet, estilo por quilo, onde se pode escolher salmão, bacalhau, massas, côngrio (peixe) além de carnes como carneiro, avestruz e javali. À noite e à la carte, a oferta da casa é o "bife de chorizo", muito conhecido neste lado da fronteira. Mas, se pode escolher muito mais. A nutricionsta Shana de Albuquerque assina a direção de nutrição da casa.

Restaurante Cuisine du Ciel (Francês / Internacional)
Restaurante Empório da Gula
Restaurante Tempero da Bahia (Frutos do Mar / brasileiro)
Restaurante Trapiche (Frutos do Mar)
Restaurante Zaragoza (Espanhol)
Bello Piatto Ristorante (Italiano)
Restaurante Paraíso do Líbano (Libanês / Internacional)
Restaurante Tirol (Austro-húngaro / Brasil)
Porto Canoas (Internacional / nas Cataratas do Iguaçu
República dos Camarões Ainda não cinheço o restaurante mas já adanto a inclusão dele. Fica na Rua Marechal Deodoro,1781, esuinma com a Xavier da Silva. Oferece, frango, bacalhau, peixes, camarão, picanha e massa. Tem buffet por quilo. 3029 0074 é o telefone.

Feijoada

Feijoada em Restaurantes de hotéis
Restaurante Ritorna - Hotel Rafain Centro
Restaurante do Hotel carimã
Outras (estamos pesquisando)


Região Cataratas e Caminhos ao lago de Itaipu
Para ver mais sobre a gastronomia da região lindeira ao lago de Itaipu, visite o blog Cataratas e Caminhos. Clique no menu em "gastronomia" entre outras coisas: Acrescente a isso, as oferta e propostas criadas por quase todos os municípios ligadas a alguma festa local, aniversários e comemorações:

Boi no rolete
Porco no rolete
Pintado na telha
Dourado no carroussel
Porco à pururuca

Comida paraguaia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região