sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Se a Argentina oferece bolsas por que o Brasil (via Unila) não pode?


Li no site IP Paraguay que o governo argentino está oferecendo bolsa de pós-graduação para funcionários públicos paraguaios. Os candidatos devem ser paraguaios, funcionários há pelo menos dois anos e trabalhar dentro da área do interesse do curso que é intermediado por meio da Secretaria Técnica de Planejamento do Desenvolvimento  Econômico e Social (STP). Fiquei maravilhado e triste. 

Maravilhado porque a Argentina, apesar de suas dificuldades, enxerga sua missão de ajudar a capacitar cidadãos de países vizinhos ao passo que assegura parceiros e amigos na sua área geopolítica de influência. Fiquei triste porque os meus ouvidos ainda estão latejando pelo que escutei de deputados brasileiros contrários à Unila em Foz e mais especificamente a que o Brasil pague formação universitária para estudantes latino-americanos.


O deputado Fernando Giacobbo dando seu apoio à proposta de seu colega Sérgio Souza que quer acabar com esse negócio da Unila educar estrangeiros, chegou a dizer e eu escutei: “por que é que eu tenho de pagar faculdade para paraguaio? Eu não sou paraguaio. Vamos pagar para o nosso povo do Oeste do Paraná”. O deputado Sergio Souza que classifica essa ideia do Brasil pagar curso para latino-americanos de “bolivariana”, também disse que a Unila após ser transformada em Universidade Federal do Oeste do Paraná, deverá se preocupar com o seu povo.  Lamentável visão dos deputados em questão e parabéns ao governo argentino mesmo estando em uma "fase" de direita.        


Nenhum comentário: